NÚCLEO PEDRA GRANDE


Hoje decidi escrever sobre o Núcleo Pedra Grande, pois devido aos algoritmos do Instagram, o vídeo que eu postei dias atrás, apareceu apenas para 5% dos seguidores.


Visitei o Núcleo no início de janeiro e foi uma das experiências de ver São Paulo do alto, mais incríveis que já tive.

Mas sem mais delongas, vamos as informações para quem quiser fazer esse passeio, que mesmo durante a pandemia achei relativamente seguro.


O Núcleo é um dos 4 existentes no Parque Estadual da Cantareira, considerada segunda maior floresta em perímetro urbano no mundo.


As visitas nesse momento, estão ocorrendo de quarta a domingo, entre 08h e 16h e o ingresso custa R$ 16. Atenção, a venda é realizada apenas pelo site “ingressosparquespaulostas.com.br.


Ao entrar no Núcleo, existe uma trilha asfaltada de aproximadamente 3,5km que te leva até a Pedra Grande e no caminho, existem entradas para trilhas menores, como a Trilha do Bugio, a Trilha da Figueira e um caminho que te leva até o Lago de Carpas.

Existe ainda um playground, um museu e área para piquenique, porém, durante a pandemia a utilização dessas áreas está proibida.

Apesar do museu estar fechado, vale a pena ir até lá, pois existe um mirante, com uma vista também fabulosa (fica logo após a pedra).


Antes de terminar, preciso explicar melhor a questão de eu estar dizendo que é um passeio relativamente seguro. O que vou dizer agora é importante para você decidir se quer correr o risco. O primeiro fato é a forma que você vai utilizar para chegar até lá. Dependendo de onde você sair, talvez gaste horas em transporte público. O segundo fato é que apesar de ter medição de temperatura na porta e o uso de máscara ser obrigatório, muitas pessoas irresponsáveis tiram as máscaras na trilha e principalmente ao chegarem na pedra.

Durante a minha visita, tive que ficar alerta o tempo todo para manter distanciamento de pessoas sem máscara. Isso numa quarta feira, quando o núcleo estava vazio.


Mais uma informação importante. Se você for de carro, tem algumas vagas na porta do Núcleo, que fica atrás do Horto Florestal. Outra dica importante é que a localização do Waze está errada. Coloque Rua do Horto, 1799.