HIP HOP 80'S
- olavomedeirosjr
- 1 de set.
- 2 min de leitura

Hoje vamos de dica!
Fica em cartaz no SESC 24 de Maio, até 29 de março de 2026, a exposição HIP HOP 80’SP - SÃO PAULO NA ONDA DO BREAK, com mais de 3.000 peças que resgatam memórias do HIP HOP Paulista.
HIP-HOP 80’sp tem idealização e curadoria compartilhada por vozes e testemunhas da cena, como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay (DJ histórico dos Racionais MC’s), Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat.
Agora minhas impressões:
A mostra esta fantástica, um recorte emocionante desde os primórdios da cultura Hip Hop até os dias atuais, com uma curadoria de quem estava lá, construiu, viveu e ainda vive na cena.
Não poderia haver um local mais emblemático para abrigar essa mostra, pois foi ali naquela esquina da 24 de maio com a Dom José de Barros, onde tudo começou, quando o prédio ocupado pelo SESC atualmente, ainda era a saudosa loja de departamentos Mesbla (se lembram dela?). Foi nessa esquina que ocorreram os primeiros encontros de dança de Break e por isso, existe ali no chão da rua (por vezes embaixo dos camelôs) uma inscrição, que muitos chamam de pedra fundamental do Hip Hop no Brasil (muitos de vocês ja viram essa inscrição comigo).
Eu que no meu trabalho se tendências estudo tribos urbanas me encantei em ver quanto do hip hop faz parte da nossa vida e devemos tudo isso a quem construíu a cena no Brasil, num período em que o preconceito com a música, o modo de vestir, os cabelos, o grafite e a atitude, eram maiores do que são hoje.
Sugiro durante a visita, prestar atenção nesses detalhes enquanto estiver andando pelo acervo, você provavelmente usa coisas que parecem modernas mas que surgiram 40 anos atrás.
A mostra também agrada quem quer só uma Selfie, pois o acervo é lindo, mas vá além, vá com tempo, absorva o conteúdo histórico, se encontre nele e se emocione com a trajetória.
INSTAGRAM: @sesc24demaio
Rua 24 de maio, 109 | República
até 29.03.2026
ter a sáb | 09h às 21h
dom e feriados | 09h às 18h
Entrada Gratuita.
Comentários