top of page

FAMA MUSEU



A cidade de Itu vai muito além das coisas grandes e dos famosos exageros, e hoje, falaremos sobre o incrível @famamuseu, que muitos descrevem como um “mini Inhotim”, o que é uma forma legal de você saber o que te espera por lá, mas talvez seja injusta, porque o Fama, fica numa antiga tecelagem inaugurada em 1912 e que está diretamente relacionada com a história da cidade, que teve o algodão como um dos seus pilares econômicos.


A antiga Fábrica São Pedro operou entre 1912 e 1990, e desde 2018 o local abriga o FAMA Museu - Fábrica de Artes Marcos Amaro.


Fiquei literalmente encantado, o espaço tem instalações gigantes, como vemos em Inhotim, mas também ateliers e galerias de arte, com uma curadoria incrível, o acervo vai da Street Art até a arte contemporânea, com obras de artistas como Tunga, Tarsila do Amaral e dos grafiteiros @nunca.art e @kobrastreetart. Por falar em Kobra, ele estava lá durante a minha visita, pois ele tem um ateliê no espaço da FAMA, que não faz parte das áreas visitadas, mas que pode ser parcialmente visualizado de um dos restaurantes.


Por falar em restaurantes, existem 2 no local, dentre eles o @cozinhasaopedrofafa, que me pareceu maravilhoso e sofisticado, com pratos custando entre 50 e 100 reais.


Vale d+ a visita e fiquei tão impressionado, que reativei o TOUR DE ITU, incluindo o @famamuseu no roteiro.


Instagram: @famamuseu Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 - Centro - Itu Qua a dom | 11h às 17h Ingressos | R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia) Gratuito às quartas-feiras e nos outros dias para maiores de 60, menores de 10 e pessoas com deficiência.

Comentarios


bottom of page