top of page

ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE E DESIGN



Hoje vamos de dica cultural.


Dias atrás, recebi um convite muito especial e pela primeira vez, conheci o icônico edifício da @epanamericana de artes e design, na Av Angélica.


A @epanamericana está comemorando 60 anos e montou uma exposição inédita com obras de seu fundador (Enrique Lipszyc), que apesar de ter criado uma das escolas de arte e design mais famosas e conceituadas do país e produzido obras de arte anos a fio, nunca mostrou nenhuma delas em público, enquanto estava vivo.


Enrique foi impedido pelo pai de trabalhar com arte e pressionado para seguir uma carreira mais formal. Ele achou uma saída de unir as duas coisas, sendo empresário, professor e dono de uma escola de arte de sucesso. Mas agora, após sua morte (2020), seu filho e atual presidente da @epanamericana (Alex Lipszyc), monta a mostra intitulada “O Criador e Sua Obra”, com um olhar ousado e transgressor sobre a história bíblica de “Adão e Eva”.


Na mostra, além das obras, foi recriado o ateliê de Enrique, com obras, mobiliário, pincéis, tintas e anotações. O ambiente, por si só, já garante um verdadeiro ensaio fotográfico. A exposição, provavelmente, dividirá opiniões, até porque, toca em um tema religioso, com sexo, nudez, relações humanas e tentações.


Ao visitar a mostra, fiquei muito reflexivo, sobre quantos “Enriques”, suprimiram e ainda suprimem sua vocação artística, por preconceito dos pais, com relação ao seguimento da arte.


Nesse post, coloquei 10 fotos do lançamento, para vocês terem uma ideia do que encontrarão.


INSTAGRAM: @epanamericana Expo O Criador e Sua Obra Em cartaz até 20.08.2023 Avenida Angélica, 1900 | Higienópolis Seg a sex | 09h às 20h Sàb 09h às 12h (Domingos e feriados não abre)

Kommentare


bottom of page