CRIPTA IMPERIAL



Muitos veículos falaram sobre a reabertura do Museu do Ipiranga, mas ainda não foi muito comentado, que as visitas à Cripta, no interior do Monumento da Independência, estão de volta, são gratuitas e não precisam de ingresso. Incrível, né?


Vamos então contar para vocês algumas curiosidades sobre o local.


1 - O Monumento da Independência é posterior ao Museu e foi inaugurado em 1922, como parte das comemorações dos 100 anos da Independência.

2 - A Cripta Imperial, em seu interior, só começaria a ser construída em 1953.

3 - Os primeiros restos mortais transladados para a Cripta foram da Imperatriz Leopoldina.

4 - Os restos mortais de D. Pedro I, só seriam trazidos para o local, 18 anos depois da chegada da Imperatriz.

5 - O coração de Dom Pedro I, ficou na cidade do Porto, em Portugal. Pedido feito por Dom Pedro antes de sua morte. O coração foi trazido ao Brasil por conta das comemorações do Bicentenário, para posteriormente, regressar à nação portuguesa.

6 - Em 1984, os restos mortais da segunda esposa de Dom Pedro I, Dona Amélia, também foram transladados para a Cripta.

7 - Em 2013, os 3 restos mortais foram exumados e foi descoberto, que Dona Amélia estava mumificada, em ótimo estado de conservação.

8 - Após a exumação, os 3 foram devolvidos à Cripta Imperial

9 - O interior no Monumento, inclusive a Cripta, pode ser visitado de terça a domingo ,das 09h às 17h.

10 - Desde a última edição, a visita à Cripta passou a fazer parte do nosso TOUR PELO BAIRRO DO IPIRANGA, que repetiremos no sábado (08.10).


Monumento da Independência Praça do Monumento S/Nº | Ipiranga Ter a dom | 09h às 17h Visita gratuita, sem necessidade de agendamento.