CASA DAS ROSAS
Depois de 2 anos fechada para restauro, a Casa das Rosas reabriu no final de semana passado e vou contar para vocês o que mudou.
Além do restauro impecável que deixou o imóvel lindo, como nos seus tempos áureos, agora você pode entrar em mais cômodos do que no passado, como na cozinha e no antigo quarto do casal, porém, não é mais possível adentrar no banheiro Rosa e nem no Verde (antes do restauro, o Rosa era uma área de leitura e o Verde podia ser utilizado como banheiro mesmo), particularmente acho correto, para melhor preservação desses espaços (ambos ainda podem ser admirados da porta).
Outra mudança, é o fato de que antes do restauro, na porta de cada cômodo existia uma foto, para visualizarmos como era aquele espaço quando mobiliado, agora as fotos estão em luminosos que contém o descritivo do que funcionou naquele local (ficou muito melhor, já que a casa não é mobiliada, pois abriga exposições, aliás, até 13.12, fica em cartaz a mostra “VIVÊNCIAS DO NOVO”). Vale ressaltar também, que antigos papéis de parede foram restaurados ou recriados, por isso, se você já conhecia a @casadasrosas, vai vê-lá de um jeito que nunca viu e isso foi o que mais gostei.
Gostaria de aproveitar esse post, para corrigir uma informação que vi em perfis de dicas em São Paulo, que diziam que a Casa das Rosas foi construída por Ramos de Azevedo em 1935, mas não é bem assim, já que Ramos de Azevedo faleceu em 1928. A casa foi projetada pelo Escritório Ramos de Azevedo, em 1928, como presente de casamento para a filha do arquiteto, mas só seria finalizada pelo escritório em 1935, já que após a morte de Ramos, a empresa continuou na ativa. Claro que isso é só um detalhe, mas gosto de explicar direitinho.
@casadasrosas Av. Paulista, 37 | Bela Vista Ter a dom | 10h às 18h (com entrada até 17h30) O jardim funciona diariamente das 07h às 22h A entrada é grátis
Comments