BASÍLICA DO CARMO



Após 52 anos de vida, finalmente conheci a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, durante o último TOUR DO BIXIGA. Sem dúvida, uma das mais belas e imponentes igrejas de São Paulo.


Inaugurada em 1934 e elevada à categoria de Basílica Menor em 1950, a Igreja é um dos templos monumentais da gestão do Arcebispo Dom Duarte Leopoldo, que defendia a ideia, de que igrejas mais sofisticadas e recheadas de arte, tinham uma conexão mais forte com o “mundo divino”. Foi também em sua gestão, que foram projetadas a atual Catedral da Sé (houve outra Igreja da Sé, próxima à Rua Direita, destruída para a construção da “nova”), a Igreja da Consolação, a Catedral de Santos e outros templos imponentes do Estado de São Paulo, com o apoio das elites paulistanas.


Os Carmelitas estão presentes na história de São Paulo desde 1954 e outra bela igreja que vale a visita, está situada na Rangel Pestana, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo.


A ordem é de Nossa Senhora do Carmo e no catolicismo, se acredita que Nossa Senhora teria materializado um escapulário milagroso para São Simão Stock. Essa crença, fez com que uso do amuleto se tornasse uma tradição mundial entre os devotos.


Basílica Nossa Senhora do Carmo Rua Martiniano de Carvalho, 114 - Bela Vista Horário de Missa Seg a sex - 7h45 e 19h Sáb - 8h30 e 16h Dom - 7h30, 9h, 11h e 19h