top of page

CASA DO TATUAPÉ


Muitas vezes ouvi pessoas dizendo: Não tem graça! Não tem nada lá!, quando se referem à alguns prédios históricos.

Isso já aconteceu inclusive sobre a Casa do Tatuapé, que é o local que falarei hoje.

Apesar de nem sempre o local abrigar exposições, ao visitar você deve ir além da primeira impressão. A casa é uma das pouquíssimas construções remanescentes na cidade, construídas no século XVII, no estilo que chamamos de Bandeirista ou Casa Bandeirante.

É interessantíssimo refletir sobre o período em que foi construída em Taipa de Pilão, quando um imóvel como este, demorava anos para ficar pronto.

Foi enriquecedor para mim, também saber que a proximidade aos rios era de extrema importância, já que a matéria prima, o barro, era retirado das margens. Foi também louco de pensar, o quanto era difícil neste período, ter movies, ou até mesmo, um simples “prego”, já que poderia ser uma epopeia trazer itens como estes da Europa e transpor a Serra do Mar.

Salvo exceções, a casa dispõe de educadores que contextualizam a casa e o período a aula foi erguida, conduzindo você por uma verdadeira viagem no tempo.

Além de tudo isso, você ainda vai conseguir visualizar como foi o início do Tatuapé, bairro que tantos seguidores moram.

Sendo assim, vale a visita para os mais curiosos e que adoram entender o passado.

Antes que eu me esqueça, ao pesquisar para fazer este post, vi que a técnica de Taipa de Pilão está sendo novamente utilizada, em construções ultra modernas e sustentáveis. Se você for arquiteto, também vale a visita e uma busca no Google.

Instagram: @casadotatuapeoficial Ter a dom | 09h às 17h Entrada Franca

bottom of page