top of page

NOSSA SENHORA DA SAÚDE


Hoje novamente vou escrever sobre um dos atrativos do bairro da Vila Mariana, mas antes, gostaria de dizer que ao explorar o bairro, percebi mais uma vez, como a cidade é grande e como nunca conhecemos tudo. Mesmo eu, que exploro São Paulo diariamente, nunca havia entrado em alguns dos locais que visitei na região.

Esta introdução é para eu transmitir o que eu senti quando entrei na Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Nos meus 48 anos de idade eu nunca havia entrado lá. Sem dúvida, uma das igrejas mais bonitas da cidade e eu pensava: por que eu nunca entrei aqui?

Mas vamos a ela.

No início do século XX,

existia no local uma pequena capela chamada de Capela de Santa Cruz, que em 1916 foi entregue aos Padres Agostinianos Recoletos, pelo Arcebispo de São Paulo na época, Dom Duarte Leopoldo (o mesmo que deu início ao projeto da Catedral da Sé, que temos hoje). A paróquia passou a se chamar Nossa Senhora da Saúde em 1917 e curiosamente, os Agostinianos receberam uma grande missão, justamente na área da saúde, no ano seguinte, quando a Gripe Espanhola varreu o Brasil. Muitos atuaram nas regiões de Vila Mariana e Santo Amaro e também adoeceram com a epidemia, o que fez com que a capela ficasse fechada por algum tempo. A igreja atual foi inaugurada em 1935, ainda incompleta, já que muitos detalhes foram construídos apenas nas décadas seguintes.

O templo tem estilo eclético, predominando elementos do estilo gótico na faxada e neo clássicos no seu interior.

Mesmo que você não seja católico, vale a visita.

Paróquia Nossa Senhora da Saúde Rua Domingos de Morais, 2387 | Vila Mariana Fone | 5579-3638

Tags:

bottom of page