top of page

CASA MODERNISTA


Retomando o nosso especial Vila Mariana, hoje vamos falar da “Casa Modernista”, que aconselho visitar no mesmo dia em que você for ao Museu Lasar Segall, isso por dois motivos: os dois espaços são próximos e as duas casas são de autoria do arquiteto Gregori Warchavchic.

A casa é considerada a primeira residência modernista do Brasil e foi construída em 1928, como moradia do próprio Gregori e sua esposa Mina Klabin, que projetou o jardim, utilizando pioneiramente espécies tropicais.

Uma curiosidade sobre o local, é o fato de que na época em que foi construído, o projeto estético tinha que ser aprovado pela prefeitura e pelo que era comumente chamado de “censores das fachadas”. Uma construção modernista, com ausência de ornamentos (o que faz parte do estilo), jamais passaria pela “censura”, com isto em mente, Gregori apresentou o projeto com adornos, alegando depois, não terem sido concluídos por falta de recursos.

Tombada pelo CONDEPHAAT em 1984 e posteriormente pelo IPHAN e CONPRESP, a casa tem visitação gratuita. Apesar de não estar mobiliada, vale ser visitada por sua importância história, arquitetônica e cultural.

Casa Modernista Rua Santa Cruz, 325 | Vila Mariana Ter a dom | 09h às 17h Entrada Franca

bottom of page