top of page

FAZENDA IPANEMA


Ontem não consegui escrever um post, mas foi por um ótimo motivo 😊, tirei o dia para explorar a região de Sorocaba e fiquei tão encantado, que muito em breve, faremos um tour para lá.

Já dando um “Spoiler”, do que será o passeio, hoje vamos falar de um dos locais mais impressionantes que já conheci no Estado de São Paulo, a chamada “Fazenda Ipanema”, localizada na cidade de Iperó, que fica a aproximadamente 120km da Capital.

O local é considerado o berço da siderurgia nacional, pois existem registros, que no século XVI, já haviam atividades relacionadas a este ramo, na região. Mas somente com a chegada da família real no Brasil, nasceria em 1810, a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.

A atual Fazenda, fica dentro da Floresta Nacional de Ipanema, criada em 1992 e guarda um sítio histórico impressionante, incluindo fornos, edifícios, a casa onde a família real se hospedava, uma grande porta comemorativa referente a maioridade de Dom Pedro II e a construção onde foram forjadas armas, para a Guerra do Paraguai, só para citar alguns dos muitos atrativos, que você encontrará. Além disso, existem trilhas (que não consegui fazer), organizadas por orientadores locais, que podem ser contratados no Centro de Visitantes ou pelo fone (15) 3266-9099. A história pulsa em todos os cantos e as belezas naturais são magníficas. Se você for visitar, reserve pelo menos meio dia. Fazenda Ipanema Rodovia Sorocaba Iperó, km 19,5 | Iperó Ter a dom | 08h às 16h Ingresso | R$ 9 Menores de 9 anos e maiores de 60, são isentos do valor do ingresso. Para quem for de carro, parte do caminho é feito por estrada de terra.

bottom of page