top of page

MOSTEIRO SÃO BENTO


Depois de muitos anos, agora é possível fotografar o interior, da Igreja do Mosteiro São Bento (que na verdade é a Basílica Abacial de Nossa Senhora de Assunção), desde que sem flash e fora dos horários de orações, ensaios e celebrações.

A igreja atual, foi construída em 1912, utilizando-se de um estilo arquitetônico chamado Beuronense, criado pelos beneditinos no século XIX. O interior da igreja apresenta muitas referências do Oriente, inclusive pinturas em estilo egípcio, que estão na entrada da Capela do Santíssimo, além de símbolos curiosos, como o zodíaco e animais que representam os 4 elementos da natureza (apontados em alguns textos, como símbolos maçônicos, porém, não reconhecidos como tais pela igreja, a qual, tem uma versão diferente).

Vale lembrar, que a igreja atual é a quarta construção no mesmo local, já que a fundação do Mosteiro, data do final do século XVI.

Ao visitar a Igreja, não deixa de passar na Padaria (onde meu item preferido é o Pão de Mel recheado com geleia de damasco).

No Mosteiro, acontece também, o famoso Brunch, sempre no último domingo do mês e que custa R$ 220/pessoa, mas se o preço desta experiência é inacessível, para a grande maioria dos fies, por outro lado, existe uma experiência gratuita, que muitos desconhecem; no último sábado do mês, acontece na faculdade,

uma aula gratuita de cantos gregorianos (entre 9h30 e 11h30, sem necessidade de agendamento).

Confira a programação completa de missas e eventos no site Mosteiro.org.br

Basílica do Mosteiro São Bento Largo de São Bento, 48 Seg a sex | 06h ás 18 ( com exceção ás quintas, quando pode estar fechada entre 08h e 14h) Sáb e dom | 06h ás 12h | 16h ás 19h30

bottom of page