top of page

MUSEU VICENTE DE AZEVEDO


Antes de mais nada, quero dedicar este post à walker Tatiana Moretti, que me indicou o local que vou falar hoje.

O Museu Vicente de Azevedo, fica no Ipiranga, num edifício do século XIX, projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, com um belíssimo portão Art Nouveau, na entrada. Ali funcionou um estabelecimento educacional que abrigava meninas órfãs, idealizado e mantido pelo Conde José Vicente se Azevedo, que também foi órfão na infância e por isso, teve uma vida dedicada a ajudar ao próximo. Além de orfanatos, Vicente foi responsável pela criação de escolas, do primeiro hospital do bairro, do “Instituto Sagrada Família” (que cuidava de ex-escravos) e também doou terras para a construção do “Instituto de Cegos Padre Chico”, só para citar algumas de suas benfeitorias.

No museu, você vai conhecer com detalhes a história do Conde Vicente de Azevedo e ter acesso a objetos e documentos do antigo orfanato.

O local é parada obrigatória para quem quer conhecer a história do bairro e até mesmo da cidade de São Paulo. Instagram: @museuvazevedo Rua Dom Luis Lasanha, 300 | Ipiranga Ter a sexta | 09h às 17h Aos sábados, domingos e feriados, acontecem apenas visitas de grupos agendados, através do site “museuvicentedeazevedo.org.br” Entrada Franca

Só mais uma dica, o portão fica fechado e talvez você tenha a impressão que o local não está funcionando, mas basta tocar o interfone, que alguém irá te atender.

bottom of page