top of page

IGREJA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


Dias atrás eu contei para vocês, que os edifícios do Pateo do Collegio, são réplicas construídas na década de 70 (com exceção da parede que está no café e da Cripta). Mas ontem, durante o Walking Tour de Santa Cecília, descobri mais um capítulo desta história. A igreja do Pateo, que hoje é chamada São José de Anchieta, no passado era dedicada ao "Bom Jesus". Pois bem, após deixar de existir no Centro de São Paulo, ela foi reconstruída (muito mais bela e imponente), entre 1897 e 1899, na Vila Buarque. Como lembrança da original, até 1970, abrigou no “Santíssimo” o altar que pertenceu ao templo do Pateo do Collegio.

A igreja da Vila Buarque (região de Santa Cecília) é magnífica e na minha modesta opinião, uma das mais bonitas de São Paulo. Toda ornamentada, o teto da nave central reproduz os primórdios da evangelização na cidade e o batismo do Cacique Tibiriçá.

A foto deste post é apenas da Capela do Santíssimo, pois as outras que tirei, não fazem jus à beleza da construção.

Recentemente, a Igreja foi tombada pelo Condephat, juntamente com o Colégio Claretiano, que fica ao lado. Mesmo que você não seja católico, vale muito a visita pelo contexto histórico e artístico. Fiquei tão maravilhado com a beleza do local, que ele será incluído definitivamente no nosso passeio por Santa Cecília. Igreja Imaculado Coração de Maria Rua Jaguaribe, 735

bottom of page