top of page

BANCO DE SÃO PAULO


Este post é sobre um dos mais belos prédios Art Déco do país. Estou me referindo ao esplendoroso Edifício do Banco de São Paulo, que fica ao lado do famoso Altino Arantes. Construído em 1938, o local abriga atualmente a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Desde o segundo semestre do ano passado, o prédio passou a ter visitas guiadas gratuitas, realizadas com paixão e dedicação, pela arquiteta Ivone Faddul, de segunda a quinta. Durante a visita, é possível visitar o saguão, o auditório, os elevadores, a antiga sala da presidência e até as salas do cofre, que ficam no subsolo.

Infelizmente o prédio necessita de restauro, para valorizar ainda mais a sua beleza, mas mesmo com infiltrações e móveis que não estão em bom estado de conservação, a visita é de tirar o fôlego. O conhecimento pela população, deste patrimônio histórico e arquitetônico magnífico, talvez seja o ponta pé inicial para a conscientização do Estado, para a necessidade de restauração do edifício e abertura das visitas aos finais de semana.

Para realizar a visita guiada, o agendamento deve ser realizado pelo e-mail ifalves@sp.gov.br

Edifício Banco de São Paulo Rua XV de Novembro, 347 | Centro Visitas guiadas gratuitas Seg a qui | 10h às 14h Necessário agendamento por e-mail.

*Agradeço imensamente a walker e amiga Cristina Rizzi, por algumas fotos que completaram esta matéria.

bottom of page