top of page

O LAVANDÁRIO


Voltando ao nosso especial sobre a cidade de Cunha, hoje vamos falar do atrativo mais famoso da cidade. “O Lavandário”, como o nome já diz, é uma plantação de lavandas, com ênfase em duas espécies que se adaptam ao clima brasileiro, sendo que uma delas, a “L.Dentata”, produz flores o ano todo. O local fica no alto de uma montanha, na estrada que liga Cunha à Paraty e tem uma vista espetacular. “O Lavandário”, possui ainda um café, onde é possível comprar itens gastronômicos à base de lavanda, incluindo chás e até sorvete. Além disso, possui também, uma loja de produtos como óleos, perfumes e sabonetes. Antes de eu fazer a viagem, li avaliações distintas sobre o Lavandário, a maioria das pessoas dizendo que era maravilhoso e que tinha cheiro de lavanda na plantação e outras falando que ficaram um pouco decepcionadas pois não sentiram cheiro algum e que não era tão bonito quanto nas fotos. Procurei então, algumas informações sobre a melhor época para a visita e encontrei algumas indicações que o melhor período seria entre maio e novembro, por isso, fui em outubro, mas tenho que ser sincero, não dá para ir até o Lavandário com a expectativa de encontrar os campos de lavanda da “Provence”, na França, pois durante a minha visita, boa parte dos arbustos estavam com as flores secas e não exalavam fragrância alguma.

Mas vale a visita?

Vale muito, pois não é algo comum no Brasil, apenas deixo como sugestão, montar a viagem com outros atrativos, pois Cunha tem cafés, restaurantes e alguns locais históricos, que podem deixar o passeio mais interessante.

Se for de excursão, veja antes o que está incluído no pacote, pois eu particularmente, acho que ir até Cunha apenas para ver o Lavandário e mais um ou dois pontos turísticos, pode não ser a melhor opção, já que não é um local próximo à Capital. Outra coisa que preciso mencionar é que o acesso para deficientes e idosos não é tão simples, nestes casos o carro pode subir até a plantação, mas a subida é muito íngrime e não é tão fácil, eu tive que subir ligando o 4x4 e os ônibus não fazem este trajeto final, eles param na portaria. Estrada SP 171 | km 54,7 Sex a dom e feriados | 10h até o por do sol Ingresso: R$ 10

bottom of page