10 CURIOSIDADES SOBRE O JUQUERY


Nesse domingo dia 14.02, faremos a Trilha dos Lagos, no Parque Estadual do Juquery em Franco da Rocha e decidi contar 10 curiosidades sobre o Complexo Hospitalar Psiquiátrico.


1. O Complexo foi inaugurado em 1898, por iniciativa do Doutor Franco da Rocha. 2. O Dr Franco da Rocha foi um dos médicos que cuidou de Dona Yayá, mas ela não foi tratada no complexo. O Dr se negou a assinar o documento que indicava que ela fosse transferida para uma casa, onde seria mantida isolada. Franco da Rocha acreditava na Labor Terapia. 3. O projeto arquitetônico ficou por conta do escritório Ramos de Azevedo. 4. O parque ocupa 2/3 do que já foi o complexo, mas a grande maioria dos edifícios não fazem parte do parque, porém, ele abriga uma das antigas fazendas do complexo. 5. Um dos antigos diretores do Juquery, chamado Ozário César, foi marido de Tarsila do Amaral e um dos precursores no Brasil, de tratamentos com arte. Parte do acervo, produzido pelos pacientes, foi doado ao MASP. (Já tive oportunidade de ver essa exposição) 6. Atualmente no Juquery (fora da área do parque), existe o Museu Ozório César, que ocupa o chalé onde morou o Dr Franco da Rocha. Nele você encontra 270 obras, produzidas por ex-pacientes. 7. No 1/3 de area, que não faz parte do parque, ainda existem pacientes em tratamento. Alguns vivendo por décadas no Juquery. 8. Juquery era o nome da região que no início era composta pelo que hoje é Mairiporã, Caieiras e Franco da Rocha. O nome é referência à planta Yu-Kerry, atualmente conhecida como dorme-dorme. 9. O Juquery é tombado pelo Condephaat, mas precisa urgentemente de restauro, vários edifícios estão em ruínas. 10. O Complexo Hospitalar, no início, era autossustentável, os pacientes trabalhavam e produziam quase tudo que era necessário para manter o local. Durante nossa trilha, passaremos pelas antigas cocheiras.


Quero reforçar que nosso passeio será apenas na área que foi transferida ao meio ambiente e que faz parte do parque, onde existem biomas de Mata Atlântica e Cerrado.

Para mais informações entre em contato

pelo e-mail - insta@omelhordesampa.com

 

Também realizamos passeios sob medida para grupos de amigos,

famílias, turistas e empresas. 

Solicite um orçamento e reserve já a sua data.