ESTAÇÃO DE VINHEDO


Voltando a falar sobre as estações desativadas, que visitei essa semana, no interior de São Paulo. Hoje vou dividir com vocês as informações da Estação Abandonada de Vinhedo.


Distante aproximadamente 80km de São Paulo, a pequena estação data de 1872, mas o prédio atual é do início do século XX e passou por uma reforma em 1930.


O nome inicial era Estação da Cachoeira e com a autonomia do município, em 1948, passou a se chamar Vinhedo.

Desativada na década de 80, já foi sede dos escoteiros, mas hoje está em ruínas. Porém, durante a minha visita, haviam alguns senhores que pareciam estar avaliando a reforma do local.


Para um passeio fotográfico, o fato de estar abandonada pode ser bem interessante. Nessa quarentena, descobri uma série de fotógrafos, especializados em imagens de locais degradados e abandonados, como por exemplo os incríveis @jasonbakerphotography e @decayed_memories.


Confesso que as fotos deles me instigaram a visitar o local, bem como, o trabalho do duo @lifeisabit, que fez uma intervenção na estação. A intervenção, infelizmente não estava mais lá, talvez a prefeitura tenha retirado ou mesmo, alguém levado as artes pra casa, pois as obras pareciam ter sido retiradas com cuidado.


Se por acaso, você assim como eu, for até a estação para fazer algumas fotos, repare que do outro lado da rua existe um conjunto de casas coloridas, que também garantem imagens muito legais.


Ao visitar, lembre-se que infelizmente é um local que está degradado, muito provavelmente você encontrará lixo e o cheiro dentro da estação pode não estar agradável.


Contudo, mesmo na situação em que o local se encontra, adorei ter conhecido e até voltaria novamente, para mais fotos.


Antes de terminar, se você gosta de fotos de locais abandonados siga também a #abandonedplaces, no instagram. Você verá uma foto mais incrível do que a outra.


Estação Ferroviária de Vinhedo Rua Luiz Paffaro, 201 - Centro