ESTAÇÃO DE VALINHOS


Hoje vou escrever sobre a terceira e última estação ferroviária, desativada para passageiros, que visitei na semana passada. Estou me referindo à Estação de Valinhos, distante aproximadamente 90 km da Capital Paulista.


A estação foi inaugurada em 1872, no trecho que ligou Jundiaí até Campinas, porém, o edifício atual data de 1913, sendo que o embarque e desembarque de passageiros ocorreu até a década de 90.


Diferentemente da estação de Vinhedo, que citei em post anterior, essa estação não está abandonada, inclusive, foi restaurada anos atrás e passou a abrigar o Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto.


Apesar de ser maior que as estações de Louveira e Vinhedo, achei as duas mais interessantes para um passeio fotográfico. A estação de Valinhos fica num num cenário mais urbano e tem muitos carros estacionados no informo, o que atrapalha um pouco, na hora de tentar retratar o edifício através de imagens.


Contudo, gostei de conhecer as 3 estações no mesmo dia, durante o passeio que fiz de carro.


Se você não viu os outros posts, volte nas postagens anteriores e confira também Louveira e Valinhos.


Espero que tenham gostado dessa trilogia e vou continuar na busca de locais ao ar livre, que possam ser visitados com segurança, durante essa pandemia.


Estação Ferroviária de Valinhos Av dos Imigrantes, 2 Valinhos(SP)

Para mais informações entre em contato

pelo e-mail - insta@omelhordesampa.com

 

Também realizamos passeios sob medida para grupos de amigos,

famílias, turistas e empresas. 

Solicite um orçamento e reserve já a sua data.