ESTAÇÃO DE LOUVEIRA



Dias atrás, assisti um vídeo do duo @lifeisabit, fazendo uma intervenção artística, na estação ferroviária abandonada de Vinhedo, no interior de São Paulo. Fiquei com muita vontade de conhecer o local e cheguei a conclusão, que seria um passeio seguro para eu conhecer novos locais e tirar algumas fotos, mesmo nessa pandemia.

Daí, fui no Google Earth e procurei se haviam outras estações desativadas nas proximidade. Em alguns minutos, estava com um roteirinho pronto e pus o pé na estrada, ou melhor, as rodas. Fiz o trajeto de carro e visitei numa manhã as estações de Louveira, Vinhedo e Valinhos.


Hoje vou falar sobre a estação de Louveira.

Inaugurada em 1872, com o nome de Capivary, o local ganhou a arquitetura atual em 1915, sendo a primeira parada entre o trecho Jundiaí - Campinas.


A estação foi desativada para passageiros em 1970 e restaurada entre 2015 e 2016.


O local é uma graça, tudo está muito bem cuidado, inclusive os jardins e os banheiros, que ficam abertos ao público.

Caminhando aproximadamente 600 metros, pelos trilhos do trem, em direção a Vinhedo, você chegará na Sub Estação Engenheiro Francisco Monlevade, construída em 1921, quando o trecho foi eletrificado. O magnífico complexo está sendo restaurado e apesar de fechado ao público nesse momento, pode ser visto e fotografado, através do gradeamento que cerca o local.


Cuidado ao andar pelos trilhos, pois me parece que trens de carga, ainda passam por ali. Ande pelo trilho que não está “brilhando” e que sugere estar desativado.


Existe um projeto chamado TIC, Trem Intercidades, que deve ligar Campinas a São Paulo, passando por essas estações, que visitei.


Louveira tem outros atrativos, mas por conta da pandemia, foquei na estação e nos trilhos, por serem espaços ao ar livre.


Estação Ferroviária de Louveira Rua 21 de Março, 35-159


Em breve mostro as fotos e falo sobre a estação de Vinhedo.

Para mais informações entre em contato

pelo e-mail - insta@omelhordesampa.com

 

Também realizamos passeios sob medida para grupos de amigos,

famílias, turistas e empresas. 

Solicite um orçamento e reserve já a sua data.