top of page

"VILA PORTUGUESA"


Recebi feedback de alguns seguidores, pedindo para eu continuar escrevendo sobre locais de São Paulo, mesmo que as pessoas não possam visitá-los nesse momento. Sendo assim, hoje vou escrever sobre um lugar inusitado, localizado na Liberdade, que eu batizei de “Vila Portuguesa”. Na verdade, esse conjunto de 39 casas, construídas na década de 20, fica na Rua José Ferreira Rocha, uma travessa da Rua Fagundes.

A vila leva o nome de seu construtor, um português, que na época, construiu este conjunto de casas para aluguel.

As casas foram tombadas pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) em 2012, por criar uma atmosfera peculiar dentro do ambiente urbano do bairro.

Uma outra curiosidade sobre a Vila é que no número 49, fica o ateliê da Chef pâtissière Vivianne Wakuda (Instagram @viwakuda) famosa por fazer um dos Choux Creams mais gostosos (para alguns o mais gostoso) da cidade.

Esperamos que nossos passeios voltem o mais breve possível, pois estou morrendo de saudade dos walkers e de visitar locais inusitados como este, que descobri nos últimos 5 anos.

Aproveitando, vou fazer uma enquete. Vocês preferem que eu deixe de dar dicas do que se fazer sem sair de casa e volte a falar de locais de São Paulo? Ou preferem que eu equilibre os dois assuntos?

bottom of page