top of page

BASÍLICA MENOR DO EMBARÉ


As férias estão chegando, então vamos para mais uma dica de um local que você não pode deixar de visitar na cidade de Santos. Estou me referindo à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré.

A primeira capela foi erguida em 1874 pelo Visconde do Embaré, porém, o templo que temos hoje começou a ser construído em 1930 e foi inaugurado em 1945.

Em vários textos da web, aparecem informações errôneas apontando o arquiteto Maximiliam Emil Hehl, como projetista, mas na verdade, Hehl projetou a Catedral de Santos e foi responsável pela reforma da primeira igreja do Embaré em 1911. O projeto da atual Basílica Menor do Embaré, ficou a cargo da construtora E.kemnitz & Cia.

O templo em estilo neogótico é um dos mais bonitos que já entrei no Brasil, principalmente pela iluminação do altar. A igreja é tão linda, que fico arrepiado todas as vezes que entro nela. O altar esculpido em cedro e corroba, veio do atelier de Henrique Rüdiger e as pinturas ficaram sob a responsabilidade do artista Pedro Gentili, que posteriormente, pintaria outras igrejas no interior de São Paulo. Outro destaque é o belíssimo órgão com cerca de 3800 tubos.

Caso você já conheça esta magnífica igreja, conte pra gente como foi a sensação de entrar nela. Se você não conhece, pode por na lista já

Basílica menor de Santo Antônio do Embaré Av Bartolomeu de Gusmão, 33 | Embaré | Santos Seg a sex | 07h às 20h Sáb e dom | 08h às 12h | 13h às 17h

bottom of page