Para mais informações entre em contato

pelo e-mail - insta@omelhordesampa.com

 

Também realizamos passeios sob medida para grupos de amigos,

famílias, turistas e empresas. 

Solicite um orçamento e reserve já a sua data.

MUSEU FERROVIÁRIO SOROCABA

05.06.2019

 

Continuando a falar sobre os atrativos da cidade de Sorocaba, o post de hoje é sobre o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana.


Sorocaba é o berço de uma das linhas ferroviárias mais importantes do estado, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.
Foi lá que surgiu a ideia de uma linha férrea que ligasse a cidade até a Capital Paulista. O ponto de chegada em São Paulo era a estação Júlio Prestes, onde hoje funciona a magnífica Sala São Paulo.


Ao contrário do que eu imaginava, a ideia da criação da ferrovia, inicialmente, era facilitar o transporte de algodão, só numa segunda fase é que a Sorocabana foi ampliada e impulsionada pela economia do Café.


Mas voltando ao Museu, ele ocupa desde 1997, um antigo chalé de 1910, em arquitetura inglesa e telhado francês, tombado pelo CONDEPHAAT, onde moravam os engenheiros chefes da antiga EFS (Estrada de Ferro Sorocabana). Lá dentro, estão muitos objetos da ferrovia, utilizados no século XIX, fotos, documentos e maquetes de trens utilizados na linha.

 

A Sorocabana foi muito importante para o desenvolvimento da cidade, por isso, visitar o Museu é parada obrigatória para entender a história da região.

 

Museu Ferroviário de Sorocaba
Rua Dr AFonso Vergueiro, 553 | Centro | Sorocaba
Ter a sex | 09 ás 17h
Sáb, Dom e Feriados | 12h ás 16h
Os horários podem sofrer alterações, por isso, ligue antes de ir (15) 3233 -1692 | (15) 3231-1026

Entrada Franca

 

Please reload