PATEO DO COLLEGIO


De todas as informações que forneço durante os passeios, uma especificamente, frustra muita gente. Estou me referindo ao fato de saber, que o edifício do “Pateo do Collegio” é uma réplica, inaugurada em 1979.

Os jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal em 1759 e o prédio passou a ser ocupado pelo “Palácio do Governo”, mais tarde, já no auge da economia cafeeira, foi quase que totalmente demolido e substituído por um suntuoso edifício, construído pelo escritório Ramos de Azevedo.

Em 1954, durante as comemorações do 4º centenário da cidade, o terreno foi devolvido aos jesuítas que reergueram uma versão do século XVII.

Mesmo sendo uma réplica, no post de hoje, vou dar 7 razões, para o local ser visitado.

1) Uma parede de taipa de pilão erguida no século XVI, sobreviveu às duas demolições e está preservada no interior do Pateo. (esta é a parede mais antiga da cidade). 2) No interior da construção, funciona o delicioso “Café do Pateo”, um misto de café e restaurante, que serve uma das melhores broas de milho da cidade. 3) Do suntuoso Palácio do Governo, construído pelo escritório Ramos de Azevedo, restaram 4 pedaços de colunas em estilo neoclássico. Três deles estão espalhados pelo jardim e o quarto, está no altar da Sé. 4) Ainda no Jardim, existe um exemplar de “Pau Brasil”. 5) Dentro do Pateo do Collegio, fica o Museu Anchieta, que tem uma maquete da cidade representando seu primórdios, peças de arte sacra, relíquias e mapas. 6) Ao comprar o ticket do Museu, você tem direito de visitar a Cripta, que já abrigou os restos do Cacique Tibiriçá (hoje na Cripta da Sé) e de sua filha Bartira. Atualmente, a Cripta é um espaço de exposições, onde está em cartaz a mostra “Amar e Viver São Paulo” da pintora Nilda Luz, que completou este ano 82 anos. 7) Por fim, a Igreja São José de Anchieta, também merece ser visitada, nela um osso da perna do Padre Anchieta, hoje considerado Santo, fica em exposição. Instagram: @pateodocollegio Praça do Pateo do Collegio, 2 | Centro Ter a sex| 09h ás 16h45 Sáb, dom e feriados | 09h ás 16h30 A visita a Cripta acontece de hora em hora. Visitar o jardim, o café e a Igreja é gratuito. Já a visita ao Museu|Cripta custa entre 2 e 8 reais.

Para mais informações entre em contato

pelo e-mail - insta@omelhordesampa.com

 

Também realizamos passeios sob medida para grupos de amigos,

famílias, turistas e empresas. 

Solicite um orçamento e reserve já a sua data.